CONSTRUÇÕES COLETIVAS DOS EDUCADORES DE HOJE

Em vistas das comemorações dos 50 anos da Escola foi proposto pela Coordenação Pedagógica em parceria com o Grupo de estudos e pesquisas sobre infâncias, práticas educativas e formação de professores (GEPIEIFOP - https://gepieifop.unifesp.br/in%C3%ADcio) a realização do curso de extensão "De Comunidade Infantil ao NEI-Paulistinha: história, memórias e identidade" que se realizou durante o mês de junho de 2021.

Com a utilização de metodologias participativas construímos durante o curso uma "Linha do tempo", um "Diagrama de Sentidos" e um "Mapa olfativo e sonoro". Essas propostas são decorrentes da Tecnologia Social da Memória e do trabalho do Museu da Pessoa (https://museudapessoa.org/).

Esses produtos possibilitam que os atores de hoje possam registrar um pedacinho da história de nossa querida instituição.

Linha do Tempo Coletiva

Como um dos produtos do curso, foi sugerido aos participantes que construíssem coletivamente uma linha do tempo sobre a Paulistinha. Para essa construção foram utilizadas as seguintes orientações:

Com essas orientações foi construída a Linha do Tempo. Ela possibilita conhecer, registrar, (re)lembrar muitas histórias da nossa instituição.

Venha conhecer essa parte importante e, por vezes, inédita da nossa querida paulistinha!!!

Diagrama de Sentidos

Para a construção do Diagrama de Sentidos foi solicitados que pensássemos sobre as questões apresentadas e indicássemos possíveis respostas à elas. Veja como ficou.

Nossa memória

Que memória queremos registrar?

  • Criação do símbolo – história do símbolo

  • Ritos de passagens – Infantil e 5º ano

  • Inauguração do consultório odontológico

  • Acolhimento dos bebês

  • Berçários 2 coloridos e aconchegantes

  • Festa Junina – 2018

  • Fatos do cotidiano da escola – relação professores-crianças-famílias

  • Consulta pública para a direção da escola

  • Avaliação institucional de 2016 e 2018

  • Atividades pedagógicas

  • Confraternizações/comemorações

  • Saídas pedagógicas -Unificação do CIJ (Centro Infantil Juvenil)

  • Mostra Cultural

  • Registro das crianças

  • Congresso da paulistinha

  • Escuta das crianças

Sentidos da Memória

Por que queremos

registrar essa memória?

  • Para não ser esquecidas;

  • Para marcar momentos importantes de institucionalização da escola

  • Para marcar um lugar de escola pública para a instituição

  • Para que não sofram um processo de apagamento

  • Para marcar que foram momentos de mudanças positivas

  • Para aprender com o que já foi vivido e construído

Objetivos

Para que queremos

construir essa história?

  • Não perder a memória;

  • Documentar;

  • Identidade;

  • Registrar a memória;

  • Construir uma memória viva e em constantes mudanças

  • Para ter registrado nossa versão da história vivida e narrada.

Fontes

Que material consultaremos? Quem vamos entrevistar?

LIVROS: Memórias do cuidar: 70 anos da Escola Paulista de Enfermagem;

Comunidade Infantil - Creche (Marianna Augusto);

(Con)viver a educação infantil: relatos de práticas cotidianas do NEI Paulistinha

PRODUÇÕES ACADÊMICAS:

Dissertação da Rosana; Artigos; Artigo sobre a produção das professoras do NEI Paulistinha; Produções científicas antigas

PRODUÇÕES TÉCNICAS: Fotos/vídeos; Documentos de apoio/pesquisa; Projetos das turmas; Documentos da escola; Boletim; Trilhas.

RELATOS:

Nossas lembranças; Relato das crianças que estão lá atualmente; Relatos de crianças que estudaram na escola; Relato das professoras/trabalhadoras que vivenciaram essa história; Relatos dos filhos de funcionários (as) do NEI Paulistinha

Notícias de jornais

Público

Para quem queremos contar nossa história?

  • Mundo

  • Universidade

  • Sociedade - Comunidade do entorno

  • Para quem chega

  • Para novos alunos/as

  • Para meus netos e netas

  • Para quem escreveu essa história para quem está aqui

  • Para todos os professores que possam pensar sobre a educação de crianças

  • Tomadores de decisões sobre a educação

Produtos

Como vamos socializar nossa narrativa?

  • Fotos

  • Exposições

  • Quadros

  • Mostra Virtual

  • Livros

  • Linha da memória

  • Podcast

  • Site da escola

  • Relatos de prática

  • Centro de pesquisa, documentação e memória da paulistinha

  • Mostra itinerante

  • Relatórios de pesquisa

  • Documentação pedagógica

  • Livro comemorativo

  • “Batizando” os espaços como marcos da memória (ex. Espaço Chiquinho)

Mapa olfativo e sonoro

Para contribuir com o registro das memórias sobre a escola, foi proposto aos funcionários presentes no curso de extensão que lembrassem dos sons e cheiros que afloravam em suas memórias quando pensavam na escola. Um espaço que até antes da pandemia era o lugar de permanência por um longo período do dia para a maioria dos presentes.

Pensar nos sons e cheiros da escola após mais de um ano distante possibilitou nos aproximarmos dela por mais uma vez.

SONS

Música de festa junina

Sons das crianças no refeitório

Crianças correndo

Crianças brincando pela escola

Som das crianças

Som de crianças correndo; Risadas; "Era uma bruxa; à meia noite; com uma faca na mão; e o que ela estava fazendo? -passando manteiga no chão"

Música preferida da turma Infantil 2- 2018 "O Sol"

FLAUTA...Aula da Fernanda

Som das crianças cantando "toda criança tem direito, tem direito de brincar...".... Feito pela prô Fabi Godoi e Juliane

Som das crianças correndo e gritando pelas escadas.

Som dos acalantos no berçário.

Gritos eufóricos e alegres das crianças; as cantorias das crianças; A balança do parque rangendo a cada movimento

Como eu sempre chegava cedo tinha um silêncio e mais tarde o som das crianças correndo pelas escadas.

MÚSICA PEZADÃO, DA IZA.

GARGALHADA DE CRIANÇA!!!

Me lembra a sala de aula.

Som das crianças na quadra

Som da aula do mestre Santana

CHEIROS

Cheiro de cola no CIJ, nas atividades de artesanato

Cheiro de sopa da escola

Cheiro de pipoca

O cheiro do feijão do Reuel, o melhor de todos

Sons das crianças falando e cantando.

Cheiro de café

O cheiro do abraço sincero de cada criança.

Crianças brincando

Cheiro da comida do refeitório

Cheiro da terra molhada no jardim do Parque

Cheiro da canjinha e do purê de mandioquinha

"Nossa Doutora eu não estou sentindo aquele cheiro do seu consultório"

Recordo-me de muitos cheiros do berçário: da comida servida no almoço; cheiro de maracujá, cheirinho da Maria Clara (por incrível que pareça ela cheirava remédio; cheirinho neném

Cheiro de Giz de lousa, lembrava minhas brincadeiras de infância

Cheiro das crianças

Ervas medicinais.

Cheiro de massinha; Cheiro da tinta; Cheiro das plantas da sala

Cheiro de protetor solar, dia do banho de mangueira no parque!

Cheiro do leite – lactário