CONSTRUÇÕES COLETIVAS DOS EDUCADORES DE HOJE
Em vistas das comemorações dos 50 anos da Escola foi proposto pela Coordenação Pedagógica em parceria com o Grupo de estudos e pesquisas sobre infâncias, práticas educativas e formação de professores (GEPIEIFOP - https://gepieifop.unifesp.br/in%C3%ADcio) a realização do curso de extensão "De Comunidade Infantil ao NEI-Paulistinha: história, memórias e identidade" que se realizou durante o mês de junho de 2021.
Com a utilização de metodologias participativas construímos durante o curso uma "Linha do tempo", um "Diagrama de Sentidos" e um "Mapa olfativo e sonoro". Essas propostas são decorrentes da Tecnologia Social da Memória e do trabalho do Museu da Pessoa (https://museudapessoa.org/).
Esses produtos possibilitam que os atores de hoje possam registrar um pedacinho da história de nossa querida instituição.
Linha do Tempo Coletiva
Como um dos produtos do curso, foi sugerido aos participantes que construíssem coletivamente uma linha do tempo sobre a Paulistinha. Para essa construção foram utilizadas as seguintes orientações:
Com essas orientações foi construída a Linha do Tempo. Ela possibilita conhecer, registrar, (re)lembrar muitas histórias da nossa instituição.
Venha conhecer essa parte importante e, por vezes, inédita da nossa querida paulistinha!!!
Diagrama de Sentidos
Para a construção do Diagrama de Sentidos foi solicitados que pensássemos sobre as questões apresentadas e indicássemos possíveis respostas à elas. Veja como ficou.
Nossa memória
Que memória queremos registrar?
Criação do símbolo – história do símbolo
Ritos de passagens – Infantil e 5º ano
Inauguração do consultório odontológico
Acolhimento dos bebês
Berçários 2 coloridos e aconchegantes
Festa Junina – 2018
Fatos do cotidiano da escola – relação professores-crianças-famílias
Consulta pública para a direção da escola
Avaliação institucional de 2016 e 2018
Atividades pedagógicas
Confraternizações/comemorações
Saídas pedagógicas -Unificação do CIJ (Centro Infantil Juvenil)
Mostra Cultural
Registro das crianças
Congresso da paulistinha
Escuta das crianças
Sentidos da Memória
Por que queremos
registrar essa memória?
Para não ser esquecidas;
Para marcar momentos importantes de institucionalização da escola
Para marcar um lugar de escola pública para a instituição
Para que não sofram um processo de apagamento
Para marcar que foram momentos de mudanças positivas
Para aprender com o que já foi vivido e construído
Objetivos
Para que queremos
construir essa história?
Não perder a memória;
Documentar;
Identidade;
Registrar a memória;
Construir uma memória viva e em constantes mudanças
Para ter registrado nossa versão da história vivida e narrada.
Fontes
Que material consultaremos? Quem vamos entrevistar?
LIVROS: Memórias do cuidar: 70 anos da Escola Paulista de Enfermagem;
Comunidade Infantil - Creche (Marianna Augusto);
(Con)viver a educação infantil: relatos de práticas cotidianas do NEI Paulistinha
PRODUÇÕES ACADÊMICAS:
Dissertação da Rosana; Artigos; Artigo sobre a produção das professoras do NEI Paulistinha; Produções científicas antigas
PRODUÇÕES TÉCNICAS: Fotos/vídeos; Documentos de apoio/pesquisa; Projetos das turmas; Documentos da escola; Boletim; Trilhas.
RELATOS:
Nossas lembranças; Relato das crianças que estão lá atualmente; Relatos de crianças que estudaram na escola; Relato das professoras/trabalhadoras que vivenciaram essa história; Relatos dos filhos de funcionários (as) do NEI Paulistinha
Notícias de jornais
Público
Para quem queremos contar nossa história?
Mundo
Universidade
Sociedade - Comunidade do entorno
Para quem chega
Para novos alunos/as
Para meus netos e netas
Para quem escreveu essa história para quem está aqui
Para todos os professores que possam pensar sobre a educação de crianças
Tomadores de decisões sobre a educação
Produtos
Como vamos socializar nossa narrativa?
Fotos
Exposições
Quadros
Mostra Virtual
Livros
Linha da memória
Podcast
Site da escola
Relatos de prática
Centro de pesquisa, documentação e memória da paulistinha
Mostra itinerante
Relatórios de pesquisa
Documentação pedagógica
Livro comemorativo
“Batizando” os espaços como marcos da memória (ex. Espaço Chiquinho)
Mapa olfativo e sonoro
Para contribuir com o registro das memórias sobre a escola, foi proposto aos funcionários presentes no curso de extensão que lembrassem dos sons e cheiros que afloravam em suas memórias quando pensavam na escola. Um espaço que até antes da pandemia era o lugar de permanência por um longo período do dia para a maioria dos presentes.
Pensar nos sons e cheiros da escola após mais de um ano distante possibilitou nos aproximarmos dela por mais uma vez.
SONS
Música de festa junina
Sons das crianças no refeitório
Crianças correndo
Crianças brincando pela escola
Som das crianças
Som de crianças correndo; Risadas; "Era uma bruxa; à meia noite; com uma faca na mão; e o que ela estava fazendo? -passando manteiga no chão"
Música preferida da turma Infantil 2- 2018 "O Sol"
FLAUTA...Aula da Fernanda
Som das crianças cantando "toda criança tem direito, tem direito de brincar...".... Feito pela prô Fabi Godoi e Juliane
Som das crianças correndo e gritando pelas escadas.
Som dos acalantos no berçário.
Gritos eufóricos e alegres das crianças; as cantorias das crianças; A balança do parque rangendo a cada movimento
Como eu sempre chegava cedo tinha um silêncio e mais tarde o som das crianças correndo pelas escadas.
MÚSICA PEZADÃO, DA IZA.
GARGALHADA DE CRIANÇA!!!
Me lembra a sala de aula.
Som das crianças na quadra
Som da aula do mestre Santana
CHEIROS
Cheiro de cola no CIJ, nas atividades de artesanato
Cheiro de sopa da escola
Cheiro de pipoca
O cheiro do feijão do Reuel, o melhor de todos
Sons das crianças falando e cantando.
Cheiro de café
O cheiro do abraço sincero de cada criança.
Crianças brincando
Cheiro da comida do refeitório
Cheiro da terra molhada no jardim do Parque
Cheiro da canjinha e do purê de mandioquinha
"Nossa Doutora eu não estou sentindo aquele cheiro do seu consultório"
Recordo-me de muitos cheiros do berçário: da comida servida no almoço; cheiro de maracujá, cheirinho da Maria Clara (por incrível que pareça ela cheirava remédio; cheirinho neném
Cheiro de Giz de lousa, lembrava minhas brincadeiras de infância
Cheiro das crianças
Ervas medicinais.
Cheiro de massinha; Cheiro da tinta; Cheiro das plantas da sala
Cheiro de protetor solar, dia do banho de mangueira no parque!
Cheiro do leite – lactário